Nem sempre o que está na foto revela a verdade, muito menos quando a imagem capturada serve para autopromoção. Felicidade, humildade, altruísmo etc., podem ser apenas ingredientes de um cenário forjado.
Imagem: Pixabay |
“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens….” (Mateus 6:2)
Pr. Cleber Montes Moreira
Certa vez fiquei chocado com policiais que, após prenderem um sequestrador, tiraram fotos com o criminoso, como se exibissem um troféu. Algo semelhante aconteceu quando PMs de outra região prenderam um famoso traficante, ao lado do qual tiraram várias selfies, o que repercutiu mal na mídia e rendeu críticas perante a opinião pública. Um prefeito foi criticado por exigir que funcionários das Unidades Básicas de Saúde, que atendem em domicílios, postassem nas redes fotos de atendimentos como meio de promover sua administração. Em virtude disso, muitos profissionais posaram para selfies ao lado de idosos acamados, e outros violaram a privacidade alheia expondo a intimidade de pessoas, o que fere direitos e pode desencadear demandas judiciais.
Este mesmo comportamento inadequado tem sido praticado por vários líderes religiosos: selfies ao lado de doentes, acamados, drogados, pedintes… Selfies durante a evangelização, entrega de cestas básicas e outras ações para promoção de seus ministérios, ou mesmo como forma de enviar relatórios aos membros de suas igrejas. Se pudessem, certamente posariam para fotos com o diabo sendo amarrado e pisoteado por eles, e divulgariam seu feito em todos os canais possíveis. Os que assim agem se comparam aos que tocam trombetas diante de si e realizam boas coisas para serem glorificados pelos homens. Seja por vaidade ou como prestação de contas, isso contraria o princípio da discrição ensinado no Sermão do Monte.
Fotos servem para registrar momentos preciosos: aniversários, casamentos, reuniões, passeios… eternizam sorrisos, testemunham amizades, preservam fatos e servem a muitos outros bons propósitos, no entanto, jamais devem ser usadas em contextos e para fins que firam à ética, principalmente a cristã. Quando selfies viram troféus, significa que valores importantes foram violados. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário