“O último cafezinho” | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

“O último cafezinho”

Texto em memória do irmão Luis Carlos de Moraes, amigo e cooperador em Cristo.

Luis Carlos de Moraes
Luis Carlos de Moraes

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã.” (Tiago 4:14a)


 

Pr. Cleber Montes Moreira

 

Durante o velório do Luis Carlos de Morais, amigo e irmão na fé, ouvi, sem querer, sua filha Fabiana dizendo à outra pessoa: “A gente nunca sabe quando será o último cafezinho”. Isso fez-me recordar que Luis havia prometido passar em nossa casa para um café. No último telefonema, reafirmou: “Não esqueci, passarei para tomar um café e conversar”. Não deu tempo, a vida pregou-lhe uma peça, e a nós também. Deus o chamou repentinamente, e o café programado não aconteceu. Ele aguardava a aposentadoria, tinha projetos, coisas que pretendia fazer e não pôde concretizar. Durante o sermão, o Pastor Gessy Frutuoso, citando Tiago, lembrou bem que não sabemos o que sucederá amanhã. É verdade que o futuro é um mistério que apenas Deus conhece. Sonhamos, fazemos planos, mas não sabemos se os realizaremos.

A frase de Fabiana levou-me a refletir sobre quando será o último café de cada um de nós. Parece que temos a habilidade de brincar com o tempo: agendamos coisas, fazemos planos, refazemos, corremos, adiamos… brincar com o tempo parece ser o “passatempo” predileto da humanidade, porém, com o tempo não se brinca, antes é ele que nos surpreende. E como! Quantos acontecimentos, quantas revelações, quantas decisões repentinas… não é sem motivo que se diz que “a vida é uma caixinha de surpresa”. Às vezes ocorre de tal modo que é preciso reinventar o modo de viver para continuar…

Diante desta realidade de acontecimentos que independem de nossa vontade, inclusive a morte, como agimos? Creio ser este um momento oportuno para considerarmos o valor das pessoas, nossas palavras, gestos e ações… Não devemos adiar demonstrações de afeto, decisões que promovam a felicidade dos outros, negligenciarmos a família, amizades, momentos de intimidade e tudo aquilo que verdadeiramente importa. Não sabemos o que acontecerá amanhã, não sabemos quando será nosso último cafezinho. Pense nisso!


Nota: O Irmão Luis Carlos de Moraes faleceu no dia 02 e foi sepultado no dia 03 de novembro de 2016. Hoje, dia 17 de junho de 2020 completaria 65 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai