Profetas sonhadores | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

Profetas sonhadores

Qualquer palavra dita em nome de Deus que não se constitua em exposição correta da Bíblia é produto de falsificação e, portanto, deve ser rejeitada — tanto a palavra quanto o falsário.

Falsos profetas
Imagem: Pixabay

Pr. Cleber Montes Moreira


“Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor.” (Jeremias 23:32 – Leia todo o capítulo para melhor compreensão)


Apresento a seguir alguns relatos que retratam muito bem o que ocorre em certas comunidades ditas evangélicas:

Uma profetisa, durante um culto, apontou para uma mulher e disse que Deus lhe teria revelado, em sonho, uma palavra sobre seu marido: “Deus manda te dizer que suas orações foram atendidas e que sua vitória chegou, que seu marido largará a bebida e será um crente fiel.” O que a profetisa não sabia é que o marido daquela irmã era cristão e que nunca fora um alcoólatra.

Outro crente procurou uma moça para revelar uma palavra profética, dada em sonho, de que aquela jovem era a varoa com quem deveria se casar. Mas a escolhida replicou: “A mim o Senhor não disse nada!”

Uma mulher pediu o divórcio porque em sonho o Senhor a mandou abandonar seu marido, pois ele não era o escolhido.

Em 2006, um pastor abusou de uma jovem que estava prestes a completar 14 anos e que gostava de seu filho, mas não era correspondida. Ele disse à menina que teve um sonho profético: se fizesse um sacrifício, como Abraão havia feito na Bíblia, ela conquistaria o rapaz. O sacrifício consistia em que ela tivesse três relações sexuais com ele. Ao se entregar pela primeira vez ao pastor, a garota, que era virgem, perguntou se o sonho que ele tivera era mesmo de Deus. O pastor garantiu que sim e que jamais brincaria com o nome do Senhor. Foi assim que, em um motel, em três ocasiões diferentes, o charlatão abusou da adolescente.

Em 2010, um outro pastor, de 60 anos, foi preso pela polícia de Pinheiro/MA sob a acusação de ter engravidado duas adolescentes, uma de 14 anos (quatro meses de gestação), e outra de 16 (cinco meses), com a alegação de que elas eram “as escolhidas por Deus e pelo Espírito Santo”. Em depoimento à polícia, disse que o Espírito Santo, por intermédio de um anjo que lhe apareceu, comunicou-lhe que precisava de mulheres para conceber “salvadores do mundo”.

Há muita gente recebendo ‘revelações’ em sonhos, ou mesmo acordadas. Predições sobre casamentos, fim de relacionamentos, falecimentos, novo emprego, mau-olhado, obra de macumbaria, acontecimentos importantes etc. Há sonhos bizarros, contudo, há outros que parecem bem convincentes.

Não devemos confiar nos sonhadores de plantão, que sempre têm um sonho para explicar alguma coisa ou para trazer uma nova “palavra” do Senhor sobre algo que está por acontecer, ou mesmo uma revelação sobre algum fato já ocorrido. Nem devemos crer nos interpretadores de sonhos da atualidade, que se levantam para enganar incautos e tirarem deles algum proveito segundo seus interesses.

Na época de Jeremias havia falsos profetas, que podem ser divididos em dois grupos. Primeiro os de Samaria, que haviam seduzido o povo à idolatria: “Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel.” Em segundo, os de Jerusalém, que viviam uma vida dupla e incentivavam o povo na prática do mal: “Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra.” (vs. 13 e 14, respectivamente). Estes profetas são acusados de levarem ao povo uma falsa esperança, de falarem de visões inventadas por eles mesmos e de profetizarem a paz sobre os que desprezavam a Palavra de Deus, incentivando-os, assim, ao não arrependimento. Certamente uma conduta politicamente correta, para agradar, ao contrário da postura do verdadeiro profeta, que falava em nome de Deus e condenava o pecado.

Os falsos profetas não tinham a credencial divina. Eles não consultavam a Palavra de Deus, mas desprezavam-na: “Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?” (v. 18). Eles não foram chamados, não foram vocacionados, nem autorizados para o ministério profético: “Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.” (v. 21).

Desperta-me atenção o modus operandi daqueles “profeteiros”: Eles diziam “Sonhei, sonhei”, e profetizavam “do engano do seu coração” com o objetivo de afastar o povo de Deus (vs. 25, 26 e 27). Não é exatamente assim que ocorre nos dias atuais? Há tantos que se levantam com um sonho, com uma visão, com uma nova palavra, sem, entretanto, consultar a Escritura Sagrada. São sonhadores de plantão. Ou é gente que dorme de barriga cheia e pensa que seus pesadelos são sonhos da parte de Deus, ou é gente que quer aparecer, enganar e se aproveitar dos incautos.

Imagem Bíblia Online
Imagem: Bíblia Online

É muito comum também, hoje em dia, o Ministério dos Interpretadores de Sonhos, aos quais recorrem pessoas sem firmeza na fé e sem conhecimento da Palavra, fazendo de tais indivíduos, intermediários, mediadores entre Deus e o ser humano, como se Deus não pudesse nos falar diretamente de forma clara e inequívoca.

Deus está contra falsos profetas! Veja o que Ele diz em sua Palavra:

Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.

Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.

Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor.

(Jeremias 23:30-32)

 

No livro do profeta Ezequiel há uma mensagem com o mesmo teor, de advertência aos falsários:

E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do Senhor;

Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!

Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.

Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor.

Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.

Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei?

Portanto assim diz o Senhor Deus: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Deus.

E a minha mão será contra os profetas que veem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor Deus.

Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada.

(Ezequiel 13:1-9)

 

Deus fala hoje por meio de sonhos?

Deus é Deus. Ele é eterno e se comunica com o homem. Porém, precisamos entender uma coisa: A Bíblia está finalizada, não há mais inspiração, e sim iluminação sobre o que está escrito, para que compreendamos toda a vontade divina expressa nas Escrituras. Na Santa Palavra está tudo o que devemos saber para agora e até a eternidade. Qualquer coisa que seja acrescentada é de procedência humana ou diabólica.

Nenhum sonho, nenhuma visão ou palavra tem autoridade de Palavra de Deus se não estiver perfeitamente de acordo com as Escrituras. Embora o Eterno se comunique conosco, não nos revelará nada além ou à parte de sua Palavra, que é perfeita e suficiente para nós. Nenhuma nova revelação terá status de Palavra infalível de Deus. Nenhuma experiência pessoal, por mais extraordinária que seja, pode ser colocada acima da Palavra Sagrada. Ouvir outras vozes é ceder ao engano, é se afastar da Verdade. Em resumo: se está em conformidade com a Bíblia, está bem; se não está, não merece confiança.

Concordo com Martinho Lutero quando disse: “Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai