Até os demônios profetizam | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

Até os demônios profetizam

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo”. (Atos 16:16,17)

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Pr. Cleber Montes Moreira

Matthew Henri, em seu comentário bíblico, afirmou: “Ainda que Satanás seja o pai da mentira, declara as verdades mais importantes quando por elas pode servir os seus propósitos.” William Shakespeare disse: “O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém.” Concordo com ambos. Costumo dizer que o diabo profere algumas verdades para, no final, enganar pessoas.

Quando tentou a Jesus, citou as Escrituras (Mateus 4). Conforme narrativa em Atos, declarou, por meio de uma jovem escrava, que Paulo e seus companheiros eram servos do Deus altíssimo e que anunciavam o caminho da salvação (Atos 16:16,17). O problema não está na declaração feita — pois, de fato, Paulo e seus amigos eram servos de Deus e ali estavam para anunciar o evangelho —, e sim na origem de tal revelação: o diabo. Sim, foi o diabo quem profetizou sobre quem eram aqueles homens. A verdade foi declarada pelo pai da mentira. Contudo, como pode o pai da mentira proferir alguma verdade? Para servir a algum propósito seu. Ele pode, inicialmente, citar alguma verdade, mas seu objetivo será sempre enganar e afastar as pessoas de Deus. Por exemplo: ele pode declarar que Jesus é Deus, Senhor e Salvador, que só Ele salva, e ao mesmo tempo providenciar um “outro evangelho”, de fácil aceitação, para satisfazer o desejo humano, e assim desviar pessoas da Verdade.

Se alguém crê intelectualmente em Cristo mas pratica um “outro evangelho”, então não usufrui da vida com Deus, muito menos de Salvação. Por isso Satanás tem semeado algumas verdades em canteiros de engano. É a este objetivo que se prestam muitas denominações, inclusive evangélicas: apresentam alguma verdade, mas não a Verdade, cumprindo assim o intento maligno de levar pessoas à perdição.

Por estar cheio do Espírito Santo, Paulo teve o que, infelizmente, falta a muitos crentes de hoje (discernimento) para compreender que aquele espírito não era da parte de Deus, e sim do diabo. Daí ele exerceu sua autoridade de servo de Cristo para, em nome e pelo poder de seu Senhor, expulsar aquele demônio, como relatado no texto: “Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Atos 16:18). Após o exorcismo daquele espírito adivinhador, fica explícito o propósito dos senhores daquela escrava: “E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.” (Atos 16:19 — grifo do autor). Depois de acusados publicamente, foram severamente açoitados e lançados na prisão (vs. 21, 22, 23). O grifo no texto tem motivo óbvio: esperança de lucro é o que, geralmente, move os falsos profetas. Não importa se é uma jovem pitonisa, ou um falsário que se intitule pastor, bispo, apóstolo, patriarca etc., o objetivo maior é o lucro. Desde a cigana às espreitas nas ruas ao que fez ressurgir o ministério patriarcal no Brasil, o motivo é o vil metal.

É verdade que o tinhoso pode citar a Bíblia, porém não pode vivê-la. Não se engane com as verdades ditas pelo pai da mentira, pois ele tem sempre uma segunda intenção. Da mesma forma, não se iluda com profecias e adivinhações de “profeteiros” de plantão. Elas podem até se cumprir ocasionalmente, por coincidência ou não, entretanto, aquele que fala por meio delas é o mesmo que enganou Eva e que tem enganado a muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai