Aquele que age impulsivamente, movido por paixões carnais, está sempre inclinado a se atirar no abismo. A obstinação inconsequente é como a pá na mão daquele que cava a própria cova
Imagem: Pixabay |
“Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.” (2 Timóteo 3:4 — grifos do autor)
Pr. Cleber Montes Moreira
Os homens dos tempos trabalhosos também serão propeteis (προπετεῖς). Na ACF “obstinados”, na NVI “precipitados”, na BKJA “inconsequentes”, e na NAA “atrevidos”. Conforme a Chave Linguística do Novo Testamento Grego, “alguém que cai antes ou adiante, obstinado, precipitado, alguém que está pronto a precipitar as coisas com linguagem ou ações ásperas”1. Segundo Champlim “são pessoas ousadas quando se entregam à maldade, visto que estão debaixo da influência e paixões descontroladas”2. Para Hernandes Dias Lopes é aquele “que não se detém diante de nada para obter seus propósitos”3. Esta característica descreve aqueles que agem impulsivamente, sem temor do perigo, e se atiram de cabeça em busca da realização de seus ideais e prazeres4.
Um exemplo bíblico de obstinação inconsequente foi o de Amnon, filho de Davi. Ele se apaixonou por sua irmã Tamar. Consumido por aquele desejo ardente e ilícito ele chegou a adoecer e emagrecer. Em vez de agir com a razão e repelir seus maus pensamentos, deu vazão ao sentimento carnal. Aconselhou-se com o sagaz Jonadabe, fingiu estar doente e pediu para ser atendido pela irmã para, no momento oportuno, abusar dela. O prazer momentâneo deu lugar a aversão por Tamar, e as consequências deste pecado marcou tragicamente a família de Davi (2 Samuel 13:1-17).
Este comportamento pode ser ilustrado pela esposa ou esposo, mãe ou pai de família, que se deixando levar por uma paixão se atira como que no escuro numa aventura amorosa, traindo o cônjuge e os filhos (se os tiver), sem medir as consequências deste ato em sua vida e na vida de seus familiares. A pessoa que assim age sabe que está cometendo um erro, porém, dominada por impulsos carnais, obstinada no seu intento, ousa seguir em frente independente dos prejuízos. Ela o faz por uma satisfação imediata e temporal, por prazer egoísta, por ser “amante de si mesma”. O resultado será decepção e sofrimento.
Um outro exemplo é o da pessoa que se precipita em contrair dívidas, que ama comprar, frequentar lugares caros, bancar os amigos, dar festas etc., que sempre tem o cartão de crédito consigo e extrapola seus limites, in-con-se-quen-te-men-te! Esta precipitação resulta em dívidas enormes, nome sujo e restrição do crédito, dentre outras coisas.
Você já falou algo do qual se arrependeu? Ou você conhece alguém que tem por hábito se precipitar no que fala? Um “sim” ou um “não” dito precipitadamente pode causar sérios prejuízos. Uma resposta impensada, áspera, ofensiva também pode resultar em grandes males. Também uma promessa não calculada, ou uma declaração inoportuna.
Aqueles que falam precipitadamente devem levar em conta o que diz o sábio: “Você viu alguém que é precipitado no falar? Há mais esperança para um tolo do que para ele” (Provérbios 29:20 — NAA). E o que age sem pensar deveria considerar que “Não é bom agir sem pensar; quem se precipita acaba pecando” (Provérbios 19:2 — NAA). Tiago nos exorta: “Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado” (Tiago 1:19 — NAA).
O historiador grego Heródoto disse: “A precipitação é a mãe do fracasso.” A palavra precipitação vem de precipício. A pessoa precipitada é aquela que está sempre inclinada a se atirar no abismo. Sabe aquele provérbio português sobre “cavar a própria sepultura”? É exatamente o que faz a pessoa inconsequente.
Quanto mais se aproxima o tempo do fim, mais este comportamento se fará presente e intenso na sociedade, mas, infelizmente, também no seio religioso.
“Agir por impulso, é privilégio do insipiente. O sábio, é ponderado no pensar e no agir” (Edmilson Silveira).
1 Rienecker, Fritz – Rogers, Cleon. Chave linguística do Novo Testamento grego, página 477, Vida Nova, São Paulo-SP, 1985.
2 Champlin, Russell Norman, Ph. D., Comentário Bíblico, Volume 5, página 387, Hagnos, 2001
3 Lopes, Dias Hernandes. 2 Timóteo, o Testamento de Paulo à Igreja, página 86, Hagnos, São Paulo, 2014.
4 STRONGS NT 4312: προπετής “caindo para a frente, de cabeça para baixo, inclinada, precipitada” https://biblehub.com/greek/4312.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário