SEJAM PACIENTES NA TRIBULAÇÃO | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

SEJAM PACIENTES NA TRIBULAÇÃO

Imagem: Pixabay


Pr. Cleber Montes Moreira

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” (Romanos 12:12 – NVI – grifo do autor)

Como tal recomendação pode ser observada por uma geração que busca soluções imediatas? Se não temos calma para esperar uma chuva passar, o ônibus chegar, a fila andar, nem paciência com as coisas mínimas, como esperamos suportar pressões que muitas vezes parecem desafiar os nossos limites? Não encontramos na Bíblia nenhum ensino de que a vida seria fácil; em nenhum momento esta promessa nos é feita. Jesus mesmo disse, pouco antes de suportar a cruz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33 – grifo do autor). Sim, Aquele que em tudo foi tentado, atribulado, afrontado, humilhado, que carregou sobre si a vergonha de nossos pecados e foi crucificado, é quem deseja que nele tenhamos paz e bom ânimo (Hebreus 4:15). Ele foi exemplo perfeito de paciência, e ainda hoje tem boa vontade para conosco.

No texto bíblico a paciência vem depois da esperança, talvez como ensino de que a esperança produz a paciência: é o que vemos lá na frente, as promessas de Deus para nós, a linha de chegada, tudo o que nos está reservado na eternidade, convictos de que Ele nos ama, que nos motiva a continuar nossa jornada de fé sem desanimar. É como o lavrador que prepara a terra, semeia com esperança, e aguarda pacientemente a colheira – ele sabe que há um tempo próprio para cada espécie. A terra revolvida com violência pelo arado, o sol escaldante, as chuvas, o vento, o calor, o frio… todas as situações colaboram para que, no tempo apropriado, o fruto esteja maduro e pronto para ser colhido. Enquanto passamos por tribulações Deus está agindo, e o fruto do Espírito sendo produzido em nós. Precisamos esperar com paciência, sabendo que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).

A paciência, como fruto do Espírito, é a capacidade para suportar todas as coisas com humildade, mansidão, fé e resiliência, confiando na fidelidade daquele que governa e dirige todas as coisas. Que possamos exercitá-la, com per-se-ve-ran-ça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai