JÁ FEZ SEU AUTOEXAME? | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

JÁ FEZ SEU AUTOEXAME?

Imagem: Pixabay

JÁ FEZ SEU AUTOEXAME?



Pr. Cleber Montes Moreira

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” (Apocalipse 2:4)


Zig Ziglar, um dos palestrantes motivacionais mais requisitados dos Estados Unidos, falecido em 2012, autor que escreveu 30 obras e vendeu milhões de livros, disse: “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”. É certo que o princípio explícito nesta frase se aplica a tudo na vida: à carreira profissional, aos relacionamentos, ao esporte, aos desafios e lutas diárias, e também pode ser aplicado ao contexto da fé cristã.

A igreja em Éfeso recebe de Jesus vários elogios: era uma igreja operosa, exercitava a paciência, não suportava os maus, rejeitava os falsos apóstolos, odiava os nicolaítas, sofria e trabalhava pela glória do nome de Cristo. Entretanto, o Senhor vê que há, em seu comportamento, uma anomalia: “deixaste o teu primeiro amor”. Ou seja, a igreja havia perdido o seu entusiasmo inicial.

O problema detectado em Éfeso é recorrente. Há, nos dias atuais, muitas igrejas longe do “primeiro amor”. Isso também ocorre no plano individual. Acontece com novos convertidos que começam a carreira cristã com todo vigor, para logo depois se esfriarem na fé. Uma vez uma moça me perguntou, logo após ser batizada: “Pastor, o que eu posso fazer na igreja?” Ela estava ávida por trabalhar. Mas, não demorou muito, sumiu. Procurada, negou-se a receber nossa visita. Outros, cansados das provações, ficam desanimados. Há os que por motivos pequenos, até insignificantes, esmorecem na fé. É normal que quando o crente deixa de ler a Bíblia e de se aplicar à oração, desanime. O problema é que os que assim agem deixam de receber sua dose diária de ânimo. Muitas vezes continuam envolvidos no trabalho, mas sem brilho, sem amor, sem alegria. O engajamento aparente disfarça o marasmo interior. Para estes, a advertência é: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras”; volte ao estado de ânimo inicial.

Como o banho diário, assim devemos renovar em Deus nosso vigor espiritual. Isso é possível pelo estudo da Bíblia e oração.

Como está sua igreja? Ainda conserva o seu “primeiro amor”?

Como está seu fervor espiritual? Já fez seu autoexame?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai