Solta a Corda | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

Solta a Corda

Imagem: Pixabay



Pr. Cleber Montes Moreira

“O homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso.” (Provérbios 29:9)


Quando Fulano dá sua opinião sobre um certo assunto, Ciclano discorda, e os dois não se dão por vencidos, provocam uma discussão sem vencedores. Casos assim me fazem lembrar do que disse uma ex-presidente que gostava de filosofar: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.” [1]

Sempre fui muito franzino e, talvez por isso, nunca tenha me metido em encrencas na escola, para não apanhar. Uma de nossas brincadeiras na hora do recreio era a de Cabo de Guerra. Quase sempre eu perdia, mas, às vezes, usava uma estratégia: quando conseguia fazer com que o opositor colocasse certa força na corda eu a soltava, e começava a rir. Esta travessura de criança pode ser uma boa dica para os adultos, para pôr fim a debates intermináveis e não produtivos.

Um provérbio da sabedoria oriental diz: “O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.” A peleja entre dois tolos é disputa de perdedores. Quem teima com o tolo, tolo é. Quem alimenta discussões vãs, demonstra ser tão maduro quanto uma criança teimosa. A melhor resposta que se pode dar ao tolo é o silêncio. É melhor agir com sabedoria do que ter “razão”. Creio que nestas situações possamos aplicar o mesmo princípio ensinado por Jesus, o de que não se deve lançar pérolas aos porcos (Mateus 7:6), bem como o conselho dado por Paulo a Timóteo (2 Timóteo 2:23) para evitar controvérsias tolas e fúteis, que quase sempre acabam em rixas. Portanto, quando o tolo insistir, siga aquela velha instrução: Solta a corda, e ele cairá por sua própria força.
_____________________
1 Dilma Rousseff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai