UM PROFESSOR DE EBD QUE EU NÃO QUERIA TER | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

UM PROFESSOR DE EBD QUE EU NÃO QUERIA TER

Foto: Divulgação



Pr. Cleber Montes Moreira

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino." (Romanos 17:17)

Todos sabemos da importância da EBD para o crescimento cristão, e até para a evangelização. Desde as crianças aos mais experimentados, todos são abençoados pelas lições dominicais. É pelo seu valor que a Escola Bíblica Dominical precisa ter professores zelosos e dedicados, como nos ensina a Bíblia: “se é ensinar, haja dedicação ao ensino”! Dentre vários dons, o dom do ensino (doutores/mestres) é mencionado por Paulo como estratégia divina para preparar os santos para a obra do ministério cristão, para a edificação da igreja, para crescimento na unidade da fé e do conhecimento de Cristo, para que os salvos não sejam como crianças inconstantes, mas alcancem a maturidade espiritual e, resistindo ao engano, sigam a verdade em amor (Leia Efésios 4:11-15).

Eu tive bons professores de EBD. Na igreja onde sou membro há excelentes professores, que ensinam com alegria e dedicação. Entretanto, isso não é regra: há lugares onde há deficit de gente para ensinar, e em outros há até gente que ensina mas não deveria, não por falta de capacidade intelectual, mas porque – não tendo firmeza na fé – disseminam heresias. Embora o conhecimento secular seja importante, a verdadeira sabedoria vem do alto, e não dos bancos das universidades. É por isso que sempre ouço histórias de pessoas simples, sem formação secular, que foram excelentes professores de EBD e que hoje são lembradas com carinho. Uma dessas histórias que me contaram é sobre o saudoso Diácono Manoel Ribeiro da Silva: homem simples, carroceiro, que foi vice-presidente e ótimo pregador em sua igreja; um mestre sem diplomas – um homem que não negociava valores!

O site Gospel Prime, em matéria publicada em 2 Agosto de 2017, alardeia: “Aos 92 anos, ex-presidente dos EUA ainda dá aulas na escola dominical de sua igreja.”1 Porém eu digo: Este é um professor de EBD que eu não queria ter. Por quê? Porque negocia valores, porque relativiza e ressignifica as Escrituras, porque é declaradamente favorável ao ingresso de LGBTs na membresia das igrejas. Em entrevista ao canal de Internet HuffPost Live2, sobre seu livro “A Full Life: Reflections at Ninety”, Jimmy Carter afirma:
Acredito que Jesus aprovaria o casamento entre pessoas homossexuais, mas isso é a minha crença pessoal (…). Creio que Jesus encorajaria qualquer amor que fosse honesto, sincero, e não magoasse ninguém, e não percebo em que é que o casamento homossexual magoa alguém.

Perguntado sobre o uso da Bíblia para justificar a não recepção de homossexuais na membresia das igrejas, respondeu:
A homossexualidade era bem conhecida no mundo antigo, bem antes de Cristo ter nascido, e Jesus nunca disse uma palavra contra a homossexualidade. Em todos os seus ensinamentos acerca de múltiplas coisas, Ele nunca disse que as pessoas gays seriam condenadas. Pessoalmente acredito que é muito bom pessoas gays se casarem em cerimônias civis.
Eu “desenho” a linha, talvez arbitrariamente, requerendo pela lei que as igrejas devem casar pessoas. Sou um Batista e acredito que cada congregação é autônoma e pode governar seus próprios assuntos. Assim, se uma igreja batista local deseja aceitar membros gays em uma base igualitária (o que a minha igreja já faz), então está bem. Se uma igreja decide não aceitar, então as leis governamentais não deveriam obriga-las a procederem assim.3

Sobre pessoas como Jimmy Carter, a Bíblia é clara quanto ao modo como devemos tratá-las: “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples” (Romanos 16:17,18 – grifo do autor). Consideremos ainda esta advertência: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Colossenses 2:8).



Um comentário:

  1. Meu Deus!!!
    Este homem precisa nascer em Cristo Jesus novamente!
    Não há como aceitar as suas ideologias humanistas contrariando os ensinamentos bíblicos!!!
    Por isso devemos estar muito atentos quanto aos falsos profetas.
    Deus vos abençoe em Cristo Jesus!
    Amém!!!

    ResponderExcluir

ganhe-dinheiro-com-kwai