TREINANDO PARA SER IGUAL A QUEM? | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

TREINANDO PARA SER IGUAL A QUEM?

cruz


Cleber Montes Moreira


“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1 – NVI)


Enquanto me preparava para ir à uma reunião de oração, convidei meu filho para que me acompanhasse. A resposta foi negativa; disse que ficaria em casa treinando para ser igual ao Messi. Logo argumentei: você precisa treinar para ser igual a Jesus! De pronto, respondeu: “Ser igual a Jesus é muito difícil”. Confesso que fiquei chocado.

Ser igual ao Messi, ao Neymar, ao Cristiano Ronaldo e outros não é fácil, mas interessa. Eles são bem-sucedidos, têm dinheiro, fama e tudo o que sonham os mortais. Então, vale todo esforço para ser igual a eles. O conceito secular sobre felicidade se relaciona a tudo isso e, mesmo as crianças, recebem de nossa sociedade esta carga cultural de que precisam ser felizes, e o caminho para isso é se inspirar naqueles que são projetados como modelo de sucesso e, portanto, de felicidade. A diferença é óbvia: As celebridades sobem ao pódio, recebem coroas e medalhas, alcançam um lugar sob os holofotes da fama, ostentam riquezas, aparentam viver felizes etc., mas Jesus era pobre, negou a si mesmo, foi humilhado e morreu numa cruz. Por isso, qualquer um, à luz da razão humana, dirá que é preferível ser igual ao Messi, mesmo uma criança no auge de seus quatro anos.

As pessoas naturais, embriagadas pelo amor próprio, uma forma nefasta de egoísmo, buscam os seus próprios interesses, no caso, a tão desejada felicidade. Suas mentes estão no mundo, seus interesses estão na Terra, seus sentimentos são dirigidos pela soberba, seu amor não alcança o próximo, nem a Deus… estão preocupadas em ser felizes, por isso não podem ser iguais a Jesus.

Leia atentamente o que Paulo escreveu: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:5-8 – NVI). O que você pensa sobre estas palavras? É fácil ser igual a Jesus? Certamente que não! O modelo de Cristo está muito distante de ser do interesse das pessoas. Mas ser igual à Ele é exatamente o que Deus quer de nós. Por isso, o apóstolo nos desafia: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1 – NVI). Paulo não era perfeito, mas estava treinando. Nós também precisamos treinar para que “cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4:13 – NVI).

A glória do mundo passa, mas a celeste permanece. Quem no mundo se exalta será humilhado, mas quem, como Cristo, se humilha será com Ele exaltado.

Quais valores dirigem sua vida? Você está treinando para ser igual a quem, ao Messi ou à Cristo? Nada contra o Messi, mas ser igual ao Senhor deve ser o nosso ideal de vida. Pense nisso!


OBS.: Escrito em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai