quarta-feira, 26 de outubro de 2016

COLOQUE SUAS EXPECTATIVAS NA PESSOA CERTA

Pr. Cleber Montes Moreira


“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo… Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.” (João 5:5, 8 e 9 – Leia em sua Bíblia os versos de 1 a 9)


Ali, naquele lugar conhecido como Tanque de Betesda, por causa de uma crendice da tradição judaica, havia uma multidão cheia de expectativas.  Diz o texto: “Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água” (3). Observem com atenção: “esperando o movimento da água” - isso é expectativa! - Ali havia gente doente, na expectativa de cura para suas enfermidades.

No mundo há muita gente doente, mas também gente cheia de problemas, passando por sofrimentos, enfrentando adversidades de todos os tipos, gente que se desespera, ou que espera por alguma solução, ou mesmo um milagre. 

Dentre os que estavam naquele lugar, havia “um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo” (5). Embora doente, há 38 anos, ainda tinha expectativas de cura. Obviamente que não poderia esperar pela medicina, nem por qualquer outro recurso humano, somente por um milagre. Há circunstâncias em nossas vidas para as quais o conhecimento e os recursos humanos não dispõe de remédios nem de soluções. Somos incapazes de lidar e resolver certas situações e problemas. Ainda não temos cura para várias doenças, ainda não temos vacinas para combater vários tipos de vírus, ainda não somos capazes de reverter vários quadros de enfermidade e anomalias, e, também, não temos encontrado soluções para a violência, para conflitos étnicos, políticos, religiosos e outras coisas. Quando estamos diante de algo maior que nossa capacidade, e precisamos de uma solução,  o que nos resta é esperar por um milagre.

Para o enfermo de Betesda, o milagre veio, mas não como ele imaginava.  Veio não pela fé numa crendice, veio não porque alguém o ajudou a pular na água, não por meio de um anjo, mas pela única pessoa capaz de corresponder às maiores expectativas humanas e de fazer o maior milagre em nossas vidas: Jesus! Nada adiantou ele acreditar, durante anos, naquilo que a tradição ensinava, apenas Jesus pôde corresponder às suas expectativas. O encontro com Jesus é tudo que precisamos para experimentarmos verdadeiros milagres, especialmente o da salvação. Portanto, não coloque sua esperança em outra coisa ou pessoa que não o Salvador: Ele é a pessoa certa, digna de toda a confiança, e poderoso para nos ajudar e salvar! Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário