SARA, MULHER DE FÉ | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

SARA, MULHER DE FÉ

abraao


Pr. Cleber Montes Moreira


“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei (…). E tomou Abrão a Sarai, sua mulher…” (Gênesis 12:1 e 5a)


Abraão está entre os personagens mais importantes da Bíblia. É o patriarca de Israel. Deus o chamou de sua terra para abençoá-lo e fazer dele uma grande nação, por meio da qual enviaria o Messias ao mundo. A trajetória desse homem fez com que ele ficasse conhecido como o “Pai da Fé”, e por isso seu nome está, ao lado de outros, na lista dos heróis da fé encontrada em Hebreus, capítulo 11. Porém, hoje, não quero falar de Abraão, mas de Sara. Se ele pôde ser chamado de “Pai da fé”, o que dizer de sua esposa? 

Quando Deus chama um homem para militar em Sua Obra, convoca também sua mulher. É com ela que ele tem que contar, obter apoio, compreensão, encorajamento e ajuda. Sem o auxílio da esposa, nenhum ministro pode realizar um trabalho plenamente digno de sua vocação. Dizem que “Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher”. Se considerarmos o valor desta afirmação, poderemos também dizer: Por trás de todo grande homem de Deus sempre há uma grande mulher de Deus. Assim sendo, por trás de um excelente pastor, missionário, evangelista etc., sempre haverá uma mulher de Deus dando todo suporte necessário, sendo também participante do mesmo ministério. 

Billy Graham, um dos maiores evangelistas da história do cristianismo, reconheceu o companheirismo de sua esposa, Ruth Bell Graham. Sobre ela, ele afirmou: “Ruth foi minha parceira de vida, e fomos chamados por Deus como uma equipe. Ninguém mais poderia ter carregado o peso que ela carregou. Ela foi uma parte vital e integral de nosso ministério, e meu trabalho através dos anos teria sido impossível sem o encorajamento e ajuda dela”. E sobre Sara, o que diria Abraão?

Embora humana e tão falha como todos nós, há algo muito especial em Sara. O escritor bíblico diz: “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” (Hebreus 11:8). Destaco que Abraão saiu sem saber para onde ia. Ele obedeceu e foi, sem saber para onde, pela fé, e Sara foi com ele. Aqui está sua grande virtude: Ela foi com seu marido, sem saber para onde ia, o que demonstra que ela era uma mulher cheia de fé. Talvez você, leitor, ainda não tenha percebido a grandeza da atitude daquela esposa, então, quero ajudá-lo a refletir melhor sobre isso: Que tipo de esposa, hoje, deixaria o convívio de seus parentes, o conforto de sua casa, sua cidade, talvez emprego e outras coisas importantes, e seguiria seu esposo para cumprir o chamado divino sem ao menos saber onde? Aqui está o segredo da fé! Não afirmamos sempre que “fé é crer no invisível”? Que mulher, hoje, ousaria crer e ser companheira de todas as horas de um homem de Deus que sai sem saber para onde? Isso somente é possível pela fé. Se Abraão foi o “Pai da Fé”, Sara foi, no mínimo, uma grande mulher de fé.

Infelizmente, hoje, pessoas como Abraão e Sara são poucas. A maioria quer do Senhor algumas garantias para, somente depois disso, servi-lo. É a secularização do ministério, a ausência da fé genuína, o apego ao temporal em detrimento do reino de Deus que desencadeia tal comportamento. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê mais servos como Abraão e Sara. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ganhe-dinheiro-com-kwai