O PROPÓSITO DAS PROVAÇÕES | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

O PROPÓSITO DAS PROVAÇÕES

biblia


Pr. Cleber Montes Moreira

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações.” (Tiago 1:2)


Muitas lições que aprendemos ao longo da vida, aprendemos em meio às adversidades, seja na dor, na angústia, durante as crises, tribulações, lidando com opositores etc. Na escola secular, primeiro aprendemos as lições, para só então sermos submetidos à prova.  Na vida, entretanto, é durante as provas que aprendemos as mais valiosas lições. Não é sem motivo que Tiago escreveu: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:2-4 – NVI). Sim, a provação nos faz amadurecer!

 Infelizmente, o ensino do apóstolo encontra grande oposição em nossa sociedade, inclusive no meio evangélico. A maioria das pessoas se recusa e enfrentar desafios que requerem esforços, que possam gerar dor, perdas, sofrimentos.  A maioria tem medo de encarar de frente certos problemas, porque falta fé e determinação.  É mais fácil buscar um escape que lidar com certas situações.  Há quem, diante de ameaças e perigos, seja capaz de negar até a fé. Quem age assim deixa de aprender, de contemplar novos horizontes, de sair do lugar comum, de experimentar crescimento e aperfeiçoamento em Cristo. Deixa também de contemplar milagres, livramentos, de colecionar experiências maravilhosas com Deus. Não alcança sabedoria, pois sabedoria é a soma de tudo o que aprendemos na vida, principalmente durante as adversidades. É este aprendizado que nos prepara para outros desafios adiante.

Conta-se que há muito tempo, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria o obstáculo do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e, simplesmente, deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou, se quer, remover a pedra dali. De repente, passou um camponês que transportava produtos para vender na cidade. Ao se aproximar da grande rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou removê-la dali. Após muita força e suor, finalmente, com muito jeito, conseguiu arrastá-la para a margem da estrada. Ao retornar para levar a sua carga, notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Aproximou-se e viu que nela continha várias moedas de ouro e um bilhete escrito pelo rei que dizia: "Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição". É exatamente o que a Bíblia nos ensina: a provação tem por objetivo aperfeiçoar e fortalecer o crente.  Por isso, Paulo escreveu: “Mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:3-5).

Tanto nas coisas seculares quanto nas espirituais, haverá sempre impedimentos em nosso caminho. É sua reação diante de cada um deles que determinará o seu progresso ou fracasso. Você pode tentar desviar-se deles, ou então esforçar-se para removê-los; tentar fugir, ou encarar cada situação com fé, sabendo que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28), mesmo os mais terríveis obstáculos, pois em tudo há um propósito pedagógico e, para o vencedor está reservada a coroa da vida: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12 – NVI).

Um comentário:

  1. Amém Amado!

    Hoje em dia estamos vivendo o evangelho da prosperidade, da mentira e do conformismo, os falsos e falsas pregadoras, estão muito empenhados em ganhar nome, que ganhar almas para Jesus, por isto é que não se prega mais a verdade, são raros os que ainda enfrentam o mundo em nome do Evangelho que Cristo Pregou. Não é que "DEUS", não queira que prosperemos, nada disto é que a prosperidade virou tema principal, se não fundamental de alguns pastores e igrejas, isto é fato, e o evangelho Verdadeiro, A Palavra da Verdade, esta sendo Esquecida. As pessoas preocupam-se muito mais com palavras de afagos, que com palavras verdadeiras, que em sua maioria das vezes é de repreensão, pois é isto que estamos precisando. Gosto de dizer pois é assim que vejo nas "Escrituras Sagradas" e é assim que sempre digo, "DEUS, jamais vai de dar de beber, se você está com fome e jamais vai te dar de comer se você está com cede", o mundo sim vai e faz isto o tempo todo e é o que as pessoas querem, pois as verdades que vem de Cristo, agregam a isto, responsabilidade com verdades que são rejeitadas pelo mundo aos montes, pois o mundo não tem compromisso com a verdade e "A Palavra de DEUS é a Verdade Suprema", goste o mundo ou não... Ir. Rogério Silva (84)99120-9471

    ResponderExcluir

ganhe-dinheiro-com-kwai