O DESAFIO DE RESTAURAR VALORES CRISTÃOS NA FAMÍLIA | Pastor Cleber
ganhe-dinheiro-com-kwai

O DESAFIO DE RESTAURAR VALORES CRISTÃOS NA FAMÍLIA


Pr. Cleber Montes Moreira



Texto: Lucas 15.8-9

INTRODUÇÃO: vivemos num mundo em constante transformação, o que não significa evolução do ponto de vista bíblico. Muitas vezes os avanços trazem consequências drásticas e prejuízos incalculáveis. O progresso, sobretudo o tecnológico, deu ao ser humano a sensação de independência de Deus. Isto contribuiu grandemente para a soberba, a autoconfiança, o individualismo, a materialização e falência dos valores. “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (Rm 1.22). Sendo seu próprio deus, o ser humano se achou no direito de inventar valores próprios, deturpando a moral e a ética, priorizando aquilo que lhe dá prazer em detrimento do que é reto. A formula é simples: eu quero eu posso; eu posso eu quero. A humanidade pode atingir o solo da Lua, explorar Marte, fabricar chuvas, transformar espécies geneticamente, bem como criar seu próprio sistema ético-moral. “Não dependemos mais de Deus”, dizem. “Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador...” e em decorrência disso “Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si”, e “os abandonou às paixões infames” (Rm 1.24,25-26). Como no tempo do apóstolo Paulo, esta é também uma “geração corrompida e perversa” (Fl 1.15). Uma geração entregue à consequência de seus atos, pois “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). O pecado está tão generalizado que o próprio Jesus indaga: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lc 18.8). Entendo que os sofrimentos, decepções, pavores e todo o mal que assola a humanidade é fruto de seu abandono de Deus.
A tragédia da vida sem Deus se dá tanto individual como coletivamente. A família sofre as consequências de uma decadência generalizada, o que faz lembrar a civilização pré-diluviana: “Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento...” (Lc 17.27) vivendo dissolutamente como se não tivessem que prestar contas a Deus. Mas, o resultado foi “até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos” (Lc 17.27).
A família de Noé foi desafiada a iniciar uma nova colonização da terra, pois era a única que ainda preservava os valores morais, éticos e espirituais revelados por Deus. Penso que as famílias cristãs tem a missão de transformar o mundo com tais valores. No entanto, necessitam resgatá-los primeiramente no seu próprio contexto, uma vez que o “secularismo”, o “mundanismo” as tem afetado drasticamente.
Este é um momento de manifestarmos nossos cuidados com a família, de resgatarmos valores perdidos e nos acharmos em condições de cumprirmos a missão de Deus. É para isso que ainda estamos aqui, para cumprirmos Seus propósitos! É por isso que refletiremos sobre o desafio de restaurar os valores cristãos na família.

ENTENDENDO O TERMO
Comecemos pelo significado do termo usado: 'restaurar' significa reparar, recuperar, consertar, pôr em bom estado, restabelecer (…); Sendo assim, o desafio proposto aqui é recuperar, consertar, restabelecer os valores cristãos.
Observemos o texto: “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido” (Lc. 15.8-9).
  1. O PERIGO DO DESCUIDO: Jesus falou de algo que foi perdido dentro de casa, não na rua ou em outro lugar. Atualmente muitos valores tem sido perdido dentro dos lares, tais como amor, respeito, carinho, compreensão, dedicação, comunhão, paz, boa administração do tempo, diálogo, cultivo da vida devocional, meditação na Palavra de Deus, oração em família etc. Tais valores se perdem facilmente quando se deixa de ter a devida atenção.
    Provavelmente aquela mulher perdeu sua moeda num momento de distração ou descuido. Ela a deixou cair, ou simplesmente rolou de onde estava colocada. Não sabemos exatamente como se deu a perda. Os valores aos quais nos referimos também se perdem por falta de cuidado e atenção. Quando membros da família perdem a atenção acontecem grandes prejuízos: brigas, infidelidade, imoralidades, divórcio, abalos emocionais, rebeldia, filhos nas drogas... a lista parece não ter fim!
    Hoje nos distraímos facilmente com coisas que achamos incapazes de interferir na vida familiar: trabalho demasiado que subtrai o tempo; a TV assumindo papel preponderante na deformação do caráter e valores; absorção de conceitos mundanos por se acreditar que “isso não tem nada a ver”; consumismo desenfreado que tira o foco do que é mais importante...
  1. ACENDENDO A CANDEIA: a candeia era uma “lâmpada formada por um recipiente de barro ou de folha, munida de um bico pelo qual passa a extremidade de um pavio, que se enche com óleo para queimar”. Talvez a figura mais próxima de nós seja a lamparina de querosene, ainda usada em lugares onde não há eletricidade. A candeia era a “lâmpada” usada na época de Jesus.
    A candeia, por emitir luz, metaforicamente representa a Palavra de Deus, que é a luz da vida. A falta dessa luz é causa de erros, pois Jesus mesmo disse “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29).
    Para resgatar o “valor” perdido a mulher teve que acender a luz, sem a qual ficaria praticamente impossível a busca. A Palavra (revelação) de Deus, personificada em Jesus (“Eu sou a luz do mundo” – Jo 5.12) é indispensável como referência para a vida. São os ensinos de Jesus que dão luz para os que buscam encontrar a Verdade. Quem segue Seus ensinos “não tropeça, porque vê a luz deste mundo” (Jo 11.9). Tais ensinos trazem valores que precisamos vivenciar também em nossos lares. Se em seu lar estes valores estão perdidos, somente com a Luz de Jesus poderão ser restaurados. Acenda a candeia!
  1. USANDO A VASSOURA: a casa da mulher estava suja, e as sujeiras poderiam ocultar a moeda que procurava, sendo então necessário varrer e vasculhar tudo cuidadosamente. Não sabemos como a sujeira penetrou naquela casa, mas, normalmente, ela entra pelas janelas, portas, e sem ser convidada. Ela se acumula nos cantos, em baixo dos móveis e tapetes e se espalha por toda a casa. Em termos espirituais ele entra por meio dos olhos, ouvidos, sentimentos, por janelas e portas da mente e do coração; pela TV e por influências maléficas de pessoas sem o temor de Deus com as quais convivemos. Essa sujeira se acumula sobre valores que vão se perdendo aos poucos. Sempre digo que o diabo impõe seus (des)valores gradativamente, sorrateiramente, de forma muito sutil.
    Depois da Luz da compreensão espiritual, percebe-se a necessidade da limpeza. Por onde começar?
    (1) varra da sua mente o conceito de que “isso não tem nada a ver”, pois ele é a porta principal de entrada de tudo aquilo que não presta e atrapalha a sua vida. Esta frase representa a filosofia de vida de quem não quer compromisso com Deus e se dispõe a aceitar o domínio do pecado em sua vida;
    (2) varra de sua mente todos os conceitos contrários à Palavra de Deus. Este é um tempo em que a sociedade transforma o bem em mal e o mal em bem, o certo em errado e o errado em certo, a justiça em injustiça e a injustiça em justiça... os conceitos da “nova moralidade” conflitam com os ensinos da Palavra de Deus e não podem ser tolerados por quem quer seguir a Cristo. Portanto, se há em sua mente algum pensamento, alguma crença, filosofia ou “achismo” que conflita com os valores do evangelho, precisa ser urgentemente varrido! Esta é uma faxina que não pode esperar!
    (3) varra de seu coração todo e qualquer sentimento contrário aos princípios do evangelho. Sentimentos destrutivos não são apenas o ódio, a inveja, a cobiça etc., existem outros que você precisa reconhecer;
    (4) varra de sua vida a simpatia por coisas pecaminosas.
    Ilustração: um mal hábito que tenho é o de guardar papéis que acho que podem servir no futuro, mas que ficam lá nas gavetas e prateleiras por anos, até que percebo sua inutilidade e então faço, de vez em quando, uma faxina. Jogo fora cartas, jornais, revistas, folhas impressas de coisas que na verdade só ocuparam espaço e não serviram para nada. Quando eu era criança comecei uma coleção de tampinhas de garrafas de refrigerante. Elas eram variadas: tampinhas de Coca-cola com desenhos da Disney, de Mineirinho com desenhos de animais, entre outras. A coleção crescia mais e mais, de forma que já não havia como guardar tudo. Aquilo não servia absolutamente para nada, mas um sentimento inexplicável me impedia de jogá-las fora. Demorei muito e foi muito difícil me livrar daquele “lixo”, porém quando o fiz me senti aliviado. Quantos guardam algum lixo até por algum apego sentimental? No meu bairro uma pessoa conserva uma brasília velha, verde, com insufilme e um som possante. O carro deve gastar muito, a lataria precisa de remendos, não tem valor comercial, mas é cuidado com sentimento: um lixo que custa caro pra manter!
    Vamos exemplificar: (a) tem gente que sabe que as telenovelas trazem grande malefício, mas não conseguem abandonar o vício; (b) ainda falando sobre as novelas, concordo que muita gente toma partido por uma esposa, ou esposo com seu adultério, ou por um caso homossexual, ou por um bandido com cara de mocinho (…). Muitos se alegram, vibram e até choram com cenas e histórias que conflitam com os valores cristãos; (c) a pornografia; (d) palavreado “mundano”; (e) vícios como “beber socialmente”. Pastoreei uma igreja na qual havia um membro que fumava escondido; (f) coisas consideradas como “pecadinhos”; (g) apatia e omissão diante de realidades que normalmente causariam indignação ao crente; (…). Quem tem simpatia pelo pecado está pecando. Pecado não se tolera, se erradica!
    Depois de fazer sua “higiene pessoal”, conscientize os demais membros de sua família a que façam o mesmo. Assim sua casa (lar), com a cooperação de cada membro, ficará limpa!
  1. SENDO DILIGENTE: ser diligente é ser zeloso, cuidadoso, dedicado, criterioso naquilo que faz. A mulher sabia que para encontrar sua drácma precisava ser diligente. Muitas vezes não encontramos algo por não procurarmos direito. Assim também devemos agir no esforço de resgatarmos os valores do evangelho em nossos lares. Se formos relapsos em nossa relação com Deus, no cultivo de hábitos sadios, na vigilância, na devoção, na santidade (…), não obteremos sucesso. Quantas vezes fazemos mal feito o que deveríamos fazer com dedicação?! Quantas vezes deixamos para amanhã aquilo é urgente?! Quantos postergam o seu compromisso com Deus?! A negligência sempre causa prejuízos incalculáveis!
  2. SENDO PERSEVERANTE: “até encontrá-la” descreve a busca incansável daquela mulher, a sua determinação e perseverança. Muitas vezes queremos atingir alvos sem muito labor, sem muita oração, sem muito empenho... É comum a expectativa por resultados imediatos, numa sociedade onde as transformações acontecem rapidamente. No entanto, transformações profundas necessitam muito esforço. De vez em quando ouço testemunhos do tipo “orei trinta anos pela conversão de meu esposo”.
    A perseverança é ensinada por Jesus. Foi Ele quem disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7.7-8).
    Vejo que as famílias necessitam de transformações profundas e urgentes, mas que não acontecerão sem perseverança. Se não nos dedicarmos mais à oração, à busca da santidade de vida, ao conhecimento de Deus e Sua vontade, ao bem-estar e se não lutarmos em favor de nossas famílias não chegaremos a lugar algum. Pergunto: (1) o que a esposa crente será capaz de fazer para ganhar seu esposo incrédulo?; (2) o que pais crentes serão capazes de fazer para ganhar seus filhos para Cristo?; (3) o que você será capaz de fazer para proteger sua família da ação do diabo?; (4) o que você será capaz de fazer para cultivar a comunhão no lar?; (5) para tudo o que necessita sua família, até onde você é capaz de ir ou o que você é capaz de fazer?
  1. O QUE NECESSITA SER RESGATADO? O texto fala de algo que foi perdido e encontrado depois. Creio que cada família deve responder à pergunta após avaliação da sua própria condição, mas no geral precisamos resgatar: (1) sentimentos como amor, respeito, perdão, carinho (…); (2) a vida devocional (leitura bíblica, reflexão, oração); (3) valores éticos e morais; (4) unidade; (…).
  2. DESFRUTANDO ALEGRIAS: os valores do evangelho produzem alegrias. Eles são a vontade de Deus para nossas vidas. A observação destes valores contribuem para a felicidade humana. Ninguém é feliz se não estiver dentro da Vontade de Deus. O resgate dos valores cristãos irá produzir alegria em toda a família. Quão bom é dizer “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Os salmos 127 e 128 retratam o resultado de observar os ensinos divinos na vida familiar. O marido cristão trará alegrias à sua esposa, assim como a esposa cristã trará alegrias ao seu marido. Pais cristãos contribuem para o sucesso e felicidade de seus filhos. Filhos cristãos, praticantes dos valores bíblicos, darão alegrias aos pais.

CONCLUSÃO:
O rei Josias teve papel importante na restauração do culto à Deus no V.T. Durante a reforma do templo fora encontrado um livro, talvez o pentateuco, ou precisamente o livro de Deuteronômio (2º Rs 22.8). O livro, que estava perdido no templo, foi levado e lido na presença do rei. Após ouvir atentamente a sua leitura, o rei conclui que Israel estava em rebelião contra Deus, pois “nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro” (2º Rs 22.13). Então, além de comandar uma reforma no templo, o rei Josias iniciou uma reforma espiritual que culminou no avivamento de Israel, e resgatou valores antes esquecidos. O culto a Deus foi restaurado!
Creio que assim como Deus usou Josias para restaurar o culto em Israel, poderá usar você, como membro de sua família, para iniciar um avivamento espiritual que resulte no resgate dos valores cristãos em seu lar. Isso precisa começar com o uso da Palavra de Deus. Talvez a Palavra esquecida numa gaveta, pedida em algum lugar, ou até desprezada... Sua família não poderá viver um intenso relacionamento com Deus sem que Sua Palavra seja lida, amada e vivida. Só por meio dela que valores cristão podem ser restaurados, tanto individual como coletivamente!

OBS.: Sermão pregado na Congregação Batista no Bairro Pe. Humberto Lindelauf em 25/04/2009

7 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho realizado no blog.

    Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Espero que goste, pois é um trabalho feito com muito amor, para glória de Deus e para a edificação do Seu povo.

    Abraço Fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pr. Cleber.
    Enviei para meus filhos e amigos.
    Estou seguindo seu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo. Gostei, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, um excelente texto! Simples, claro e escrito com base bíblica. Será bastante útil para quem trabalha com famílias. Falou ao meu coração💓

    ResponderExcluir
  5. Muito muito bom meu nobre ,gostaria de mater um parceria com o amado para juntos pregarmos a palavra da verdade. Paz . PR IRAILDO COSTA DE Imperatriz -Má (99)99124-6629

    ResponderExcluir

ganhe-dinheiro-com-kwai